Em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho) selecionei o texto abaixo desenvolvido pelos meus alunos da graduação de Gestão de Recursos Humanos. A disciplina que tive o prazer de ministrar para eles foi SMQS (Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Saúde). Espero que gostem.
A história da Segurança do Trabalho vem desde a antiguidade. A palavra Trabalho vem do latim “tripaliun”, que significava um instrumento de tortura, de castigo para os escravos pois, o trabalho era considerado uma atividade depreciável. Para os gregos, a escravidão fazia parte da própria natureza, de modo que o escravo nasce para ser escravo, que a escravidão de uns era necessário pra que outros possam ser virtuosos.
A partir da Revolução Industrial o trabalho começou a ser valorizado. Trabalho-saúde-doença já era percebida. Observou-se que o trabalho era qualitativo e não quantitativo devido as limitações tecnológicas. As condições de trabalho eram péssimas. Mulheres e crianças eram submetidas a jornadas de trabalho exaustivas, de 14 a 16 horas diárias. Com o tempo os trabalhadores começaram a se organizar. Após muitos conflitos e revoltas, começou o primeiro movimento sindicalista e, com isso surgiram as primeiras leis trabalhistas para as mulheres e crianças.
No Brasil as leis de Segurança do trabalho surgiu com a publicação da CLT (Consolidação da Leis Trabalhistas). Com ela foi criado a CIPA e as 36 NRs (Normas Regulamentadoras).
A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas técnicas administrativas afim de prevenir acidentes. Toda empresa deverá, ao contratar funcionários, informa-los das condições de risco que encontraram na função que irá exercer. A empresa deverá treina-lo e fornecer os equipamentos necessários para a proteção contra os acidentes como o EPI (Equipamento de Proteção Individual) e o EPC (Equipamento de Proteção Coletiva). Novos treinamentos devem ser feitos sempre que forem necessários para prevenir acidentes.
Resumo da Aula do dia 20/08/2014:
Daniele Regina de Lima, Desirée Mesquita, Monique Souza e Nayara Bloomfield
Orientador: Por Alexandre Araujo - Professor Universitário. Consultor e Instrutor do Sebrae. Autor de dois livros. Mestrando em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, com ênfase em Estratégia e Competitividade (UFF). Certificado na Espanha em Esquadrias com Sistema de Câmara Européia. Forte atuação como professor e consultor de esquadrias de alumínio, fachadas cortina e revestimento em ACM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário