sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A crise revela oportunidades


Por Ailton Fernandes
Esse papo de que crise é sinônimo de oportunidade todo mundo já ouviu. Só que ninguém leva a sério. Costumamos lidar com oportunidades mais ou menos como o fator sorte, algo que cai do céu apenas para os privilegiados. Só que a geração de oportunidades é um processo ativo, que depende sobretudo de nossa atitude e da forma como direcionamos nosso pensamento.


Para começar, lembre-se que o fato de você não enxergar alternativas não significa que elas não existam, mesmo porque elas sempre podem ser criadas. Por isso, não perca seu tempo reclamando. Justificar porque as coisas vão mal suga toda a sua energia e a criatividade que devem ser empregadas para fazer com que as coisas sempre estejam bem.

Para gerar idéias, dedique parte do seu tempo à geração de idéias. São pequenos devaneios que costumamos ter, brincadeiras mentais, até fantasias que parecem não levar a nada podem ser excelentes fontes de "insights".

Veja a oportunidade como a combinação de três fatores: seus objetivos, recursos e as circunstâncias externas. Faça uma lista para cada uma dessas variáveis e veja como você pode combiná-las de forma interessante. Nem sempre as idéias nascem prontas. A maioria delas precisa ser lapidada. Não desista frente à primeira dificuldade. Vá burilando sua idéia até que ela se transforme em uma boa oportunidade. Afinal, muitas vezes o que dá mais lucro numa idéia é sua originalidade.

Na verdade, idéias de negócios surgem realmente originais. Surgem muitas vezes a partir da associação entre nossa área de atuação e algo que não tem nada a ver com ela. Seria, por exemplo, o caso de uma agência de viagens que, ao invés de vender pacotes de viagem, criou o "check-up-tour", viagens que envolviam exames médicos para executivos.

Finalmente, é bom lembrar que existem sempre dois tipos de oportunidades: aquelas que nos levam rumo aos nossos objetivos e as sedutoras, que passam a ser mais interessantes do que nossos objetivos iniciais. Para distinguí-las, o essencial é estar sempre atento ao que o meio ambiente pode oferecer.
Ailton Fernandes - Redator da Ópera Marketing, editor do Vibranews (publicação dirigida ao mercado de acústica do País) e assessor de imprensa do VidroSom.
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