quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Serralheiro é vidraceiro. Vidraceiro é serralheiro?

Por Prof. Alexandre Araujo
Serralheiro é vidraceiro e vidraceiro é só vidraceiro. Mas será que o vidraceiro do século XXI consegue ser serralheiro também? Que não se enganem as vidraçarias tradicionais que dedicaram grande parte de sua existência a instalar somente vidros.


Aos poucos os serralheiros dominam o mercado dos pequenos vidraceiros que mantém parte do seu negócio em colocar vidros nas janelas e portas dos clientes. Antigamente o serralheiro era contratado para fabricar as esquadrias, e o vidraceiro para colocar o vidro. Hoje não funciona mais assim. O cliente está mais exigente e com pouco tempo. Prefere resolver todo o serviço com um profissional apenas.

Além do mais, precisamos customizar o produto para o cliente. Isso significa que procurar dois profissionais diferentes para o mesmo serviço, não tem mais condições. O serviço para o cliente é fechar o vão com uma esquadria. Para ele não importa se tem vidros, acessórios e instalação, o que importa é chamar um profissional que resolva o problema, ou seja, a esquadria instalada, com vidro e em perfeito funcionamento.

É comum fazermos compras em supermercados que vendem produtos automotivos. Quem nunca foi em uma farmácia e encontrou chinelos na prateleira. Hoje o cliente não tem tempo a perder e as empresas atentas a essa realidade oferecem o maior número de produtos possível, não importa se o seguimento é outro, o importante é que os clientes são os mesmos.

A partir dessa nova realidade, os serralheiros avançaram na área do vidraceiro oferecendo esquadrias customizadas, ou seja, com vidros e instaladas, de acordo com as necessidades do cliente. Os distribuidores de vidros, com uma política comercial de igualdade de preços para serralheiros e vidraceiros, ajudaram e muito, nesse avanço de mercado.

Outro fato interessante são os box temperados. Bem provável que o número de serralherias que comercializa o box temperado esteja bem próximo das vidraçarias. Anteriormente o serralheiro produzia o box de acrílico, mais barato se comparado com o box temperado, porém acumulava sujeiras e de difícil limpeza. O cliente moderno que quer praticidade, paga mais por menas dor de cabeça. Para a infelicidade do vidraceiro, o serralheiro percebeu esse nicho de mercado do vidraceiro e agora também instala box temperado.

Diante desses fatos, vejo uma única solução para os vidraceiros reconquistarem o espaço perdido e contra atacarem. Precisam ser serralheiros!

Hoje existem cursos de serralheria, seminários, palestras e consultores que podem auxiliar na adaptação da vidraçaria para serralheria.

Afinal de contas, serralheiro é vidraceiro e vidraceiro tem que ser serralheiro.
Comentem…
Veja Também Curso de serralheria prepara mulheres para o mercado de trabalho
Presos produzem esquadrias de alumínio
Curso de Serralheria Linha SUP-25 a 90º - Rio, São Paulo e Minas
Unknown
Unknown

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

4 comentários:

  1. Sem dúvida, meu caro Alexandre, eu, aqui em Juiz de Fora já estou nesssa onda de vidraceiro também ser serralheiro ao fechar fachadas de Glazing e também executando tetos de vidro com a utilização de alumínio e já em planos de fazer uma linha de produção para janelas e portas com a utilização de vidros temperados.

    Um grande abraço!!!

    CRISTIANO FERREIRA - EUROTEMPER - JUIZ DE FORA - MG

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de um curso de vidraceiro em Salvador e Feira de Santana BA; Estou procurando ja faz um bom tempo e não acho; ou ate mesmo algém como você Alexandre em nossa região... Preciso do curso pra ontem... rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Não ministro curso de vidro temperado, indico a Central do Vidraceiro. Quanto aos cursos para serralheria de alumínio, nos próximos três meses teremos cursos frequentes em Salvador.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir