Na década de 1980 o ACM teve um crescimento supreendente, desde então os painéis de alumínio composto vem procurando se estabilizar como nova opção de revestimento externo e interno, substituído chapas de ferro, alumínio, madeira, cerâmicas e granitos. Quando chegou ao Brasil nessa época, o material era formado por duas chapas de 0,5 mm de alumínio e núcleo de polietileno, hoje há opções com chapas de 0,30 e 0,21 mm.
O material estava restrito a fachadas de empreendimentos comerciais, sobretudo quando o objetivo era conferir uma imagem futurista. Hoje o ACM é também explorado pelo segmento da comunicação visual em grande escala, o que confirma o movimentado consumo do produto no Brasil.
Uma coisa é certa, não exite limite de criatividade para o uso do material, ele tem aplicações internas quanto externas e em obras menores ou de grandes dimensões, e isso a comunicação visual tem explorado bem.
Acompanhado o desenvolvimento do ACM no Brasil o Canal do Serralheiro tem oferecido há vários anos o Curso de Beneficiamento e Instalação de ACM com turmas agendadas no Rio de Janeiro e Salvador. Outra opção de treinamento oerecida pela empresa é o curso "In Company". A empresa Ajato Comunicação Visual empresa com sede em Cabo Frio, município do Rio de Janeiro, optou pelo curso "In Company", confira algumas fotos do curso.
![]() |
Corte da chapa de ACM com auxílio de equipamento específico |
![]() |
Aplicação do tarucel (polietileno) para limitar a profundidade do silicone |
![]() |
Os participantes do curso |
Sobre o Canal do Serralheiro
O Canal do Serralheiro promove treinamentos, projetos e consultoria para empresas em todo o Brasil possibilitando a formação e qualificação de trabalhadores em diversos segmentos da serralheria. Os treinamentos e consultoria, além de atenderem a um grupo de pessoas com interesses incomuns, podem ser preparados sob medida para uma empresa, mediante um diagnóstico realizado por um técnico do Canal do Serralheiro.
Assessoria de Comunicação
Andréia Regina - Canal do Serralheiro
(21) 3276-5501
Nenhum comentário:
Postar um comentário