Uma demonstração que existem empresas preocupadas com as mudanças das normas e a evolução das esquadrias de alumínio no Brasil foi à iniciativa do Canal do Serralheiro e da distribuidora de acessórios carioca Alushow. Juntos realizaram o primeiro curso no Brasil de janela e porta de correr elevável com canal Câmara Européia. O curso foi nos dias 3 e 4 de outubro no Rio de Janeiro.
Na Europa o sistema Câmara Européia surgiu nas décadas de 1970 a 1980, mas no Brasil é recém chegado e hoje se tornou a grande atração do momento. O corte dos perfis das folhas à 45º, o seu aspecto robusto e visual evidencia a tecnologia marcada pela estética agressiva dos componentes. O padrão de sistema usado no Brasil para esquadrias de alumínio é o sistema que utiliza canais de 14-18 por 15-20, também os mais usados no mundo.
Para o professor Alexandre Araujo, o curso vem de encontro com a norma NBR 15.575 e os requisitos da norma NBR 10.821 – Parte 4. “Depois de dois anos de vigor da NBR 10.821-4, as esquadrias terão que oferecer um isolamento acústico entre 18 e 30 dB. Isso foi um dos motivos que nos fez idealizar o curso no Brasil. Os profissionais precisam ser capacitados para que suas empresas acompanhem as mudanças e tornem-se competitivas nesse novo cenário”, finaliza o professor Alexandre Araujo, coordenador do curso no Brasil e diretor do Canal do Serralheiro.
Para os organizadores, o curso é muito oportuno para capacitar os serralheiros a uma nova realidade construtiva de esquadrias de alumínio. “Os alunos aprendem a fabricar janelas e porta de correr elevável com a Linha GOS-S, sistema desenvolvido pela empresa Giesse. É o primeiro sistema de correr de alumínio no Brasil que trás o desempenho dos sistemas de abrir em termos de segurança, estanquidade e isolamento acústico de até 40 dB”, complementa o professor Alexandre Araujo.
Alunos elogiaram o curso:
“Valeu a pena ter investido tempo e recursos para conhecer o sistema. A metodologia de ensino foi eficaz, posso dizer que aprendi! Estou com ótima expectativa quanto a utilização do sistema, fiquei também surpresa em ver o empenho dos organizadores em proporcionar tudo que é necessário para o emprego da técnica na conquista de um espaço no mercado”, Lílian Silva, Tratamento Térmico Acústico e de Vibração, São Paulo.
“A qualidade do material didático e o conhecimento do professor são ótimos. O curso foi muito proveitoso, tudo que foi ensinado foi importante. Agora que conclui o curso vou aprimorando meu conhecimento no dia a dia do meu trabalho”, Jurandir Júnior, Serralheria Vargem Grande, Rio de Janeiro.
Para participar das próximas turmas, as inscrições são feitas no Canal do Serralheiro pelo e-mail: falecom@canaldoserralheiro.com.br ou telefone: (21) 3276-5501. O curso é destinado para serralheiros atuantes no segmento de esquadrias de alumínio e tem duração de 2 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário