sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Como fixar uma ideia na cabeça do consumidor

Escrito por Adriana Fonseca
Você já ouviu a história do cara que recebe uma bebida de uma mulher bonita e acorda em uma banheira de gelo?
Dentro do bombardeio de informações em que vivemos: propagandas, outdoors, notícias, etc, a questão que fica na cabeça do empreendedor é: como se destacar dentre todas as mensagens que seu público alvo recebe?

Os irmãos e escritores Dan e Chip Heath, autores do livro “Made to Stick” , buscaram criar um framework com seis princípios para explicar o porquê de algumas ideias fixarem na cabeça do consumidor, enquanto outras se confundem com a massa, morrendo.
Depois de estudar lendas urbanas, discursos históricos e propagandas de todos os tipos, os autores do livro definiram seis princípios para fazer uma ideia sobreviver: ela deve ser simples, inesperada, concreta, emocional, crível e contar uma história.
Um exemplo claro de uma lenda urbana que fica na cabeça das pessoas e ilustra esses princípios é a famosa história do viajante que aceita uma bebida de uma mulher atraente. Na história, o executivo que vive viajando está esperando mais um de seus voos que está atrasado em um bar. Eis que chega uma moça muito bonita e lhe oferece uma bebida. Surpreso e entusiasmado, responde: “Claro” e a mulher vai ao bar, trazendo duas bebidas, uma para ele e uma para ela. Isso é a última coisa que ele lembra até acordar, desorientado, em uma banheira de hotel, com o corpo nu submerso em gelo. Para seu desespero, um recado escrito na parede: “Não se mexa, ligue 190”.  Ele pegou o celular que se encontrava ao lado da banheira e a atendente da polícia, parecendo muito familiarizada com a história, lhe pergunta: “ Senhor, lentamente ponha a mão nas suas costas e sinta se há um tubo saindo das suas costas”. Desesperado, ele percebe que sim. A mulher continua. “Não entre em pânico, mas acabaram de lhe roubar um rim. Tem uma quadrilha de tráfico de órgaos na cidade e você foi mais uma vítima. Não se mexa que estou lhe enviando uma ambulância.”
Quem nunca ouviu essa história? Talvez um pouco diferente, mas certamente já deve ter ouvido. O segredo do porquê ela fica na mente das pessoas, fazendo com que você se lembre e conte para outras pessoas, são aqueles seis princípios: ela é simples, muito fácil de ser recontada; é inesperada, quem não gostaria que uma pessoa atraente do sexo oposto lhe tirasse da rotina e o convidasse para uma bebida?; é uma historia concreta e envolve uma conexão emocional, cheia de imagens visuais, o tubo saindo das costas, a reação da atendente, o desespero da vítima, e a pessoa que conta passa credibilidade. Tudo isso faz com que seja uma das mais famosas lendas urbanas!
Quer que suas ideias grudem na cabeça de terceiros? Então lembre-se desses princípios quando for fazer a sua próxima apresentação!
Fonte: www.papodeempreendedor.com.br
Unknown
Unknown

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário