quinta-feira, 7 de maio de 2009

Estudo: Classes B e C gastam, mas com restrições

O perfil de consumo em 2009 foi revelado pelo estudo “Comportamentos de Consumo das Classes Sócio-Econômicas”, realizado pelo Instituto de Pesquisas Fractal. “Cada vez mais exigente e racional, o consumidor está em busca de qualidade, muito sensível a preço e consciente no exercício de seu poder de compra”, afirma Celso Grisi, diretor-presidente da Fractal.

A demanda das classes D e E se apresenta ativa nos setores de alimentos, produtos farmacêuticos, vestuário, eletrodomésticos, construção civil, higiene/limpeza e cosméticos. "Esse segmento da sociedade concentra seus recursos financeiros em itens básicos", afirma Grisi. A classe E é aquela com renda familiar mensal média de R$ 329, enquanto a da classe D é de R$ 573.

Ao analisar as classes C e B, cuja renda familiar mensal média varia entre R$ 861 e R$ 1.318 no primeiro caso e entre R$ 2.256 e R$ 3.994 no segundo, os gastos em 2009 devem ultrapassar o básico, mas com determinadas restrições. A intenção de compra estará focada em imóveis (aquisição ou troca), construção civil (construção de imóvel), entretenimento e cultura e alimentos. "A atitude estará mais defensiva, aumentando as idas ao supermercado, diminuindo o tíquete médio da compra, além da troca de marcas para as mais baratas, bem como a procura por embalagens múltiplas com menor número de unidades”, diz Grisi.

Outros gastos dessas classes listados no estudo são eletrodomésticos e vestuário (para reposição). Por outro lado, o consumo de serviços, como escola, dentista e saúde, deve ser reduzido.

No topo da pirâmide, as pessoas da classe A1, com renda familiar mensal média de R$ 14.950, direcionarão seus gastos em 2009 para o turismo interno, em detrimento do externo. Além disso, a demanda será maior para marcas premium, carros importados, imóveis (para reserva de valor), segurança e as despesas no domicílio, já que a taxa de permanência no lar deverá aumentar, de acordo com o levantamento. -->

Fonte: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios
Unknown
Unknown

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário