O perfil de consumo em 2009 foi revelado pelo estudo “Comportamentos de Consumo das Classes Sócio-Econômicas”, realizado pelo Instituto de Pesquisas Fractal. “Cada vez mais exigente e racional, o consumidor está em busca de qualidade, muito sensível a preço e consciente no exercício de seu poder de compra”, afirma Celso Grisi, diretor-presidente da Fractal.
A demanda das classes D e E se apresenta ativa nos setores de alimentos, produtos farmacêuticos, vestuário, eletrodomésticos, construção civil, higiene/limpeza e cosméticos. "Esse segmento da sociedade concentra seus recursos financeiros em itens básicos", afirma Grisi. A classe E é aquela com renda familiar mensal média de R$ 329, enquanto a da classe D é de R$ 573.
Ao analisar as classes C e B, cuja renda familiar mensal média varia entre R$ 861 e R$ 1.318 no primeiro caso e entre R$ 2.256 e R$ 3.994 no segundo, os gastos em 2009 devem ultrapassar o básico, mas com determinadas restrições. A intenção de compra estará focada em imóveis (aquisição ou troca), construção civil (construção de imóvel), entretenimento e cultura e alimentos. "A atitude estará mais defensiva, aumentando as idas ao supermercado, diminuindo o tíquete médio da compra, além da troca de marcas para as mais baratas, bem como a procura por embalagens múltiplas com menor número de unidades”, diz Grisi.
Outros gastos dessas classes listados no estudo são eletrodomésticos e vestuário (para reposição). Por outro lado, o consumo de serviços, como escola, dentista e saúde, deve ser reduzido.
No topo da pirâmide, as pessoas da classe A1, com renda familiar mensal média de R$ 14.950, direcionarão seus gastos em 2009 para o turismo interno, em detrimento do externo. Além disso, a demanda será maior para marcas premium, carros importados, imóveis (para reserva de valor), segurança e as despesas no domicílio, já que a taxa de permanência no lar deverá aumentar, de acordo com o levantamento. -->
Fonte: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
social counter
Popular Posts
-
Entre março e maio do ano 2012 foi realizado um projeto social por empresas e associações do nosso setor de esquadrias. O projeto aconteceu ...
-
Confira as dicas do Prof. Alexandre Araujo nessa reportagem de capa da Revista Contramarco que começa a circular a partir de 10/06/2010. Cli...
-
Todas as empresas vendem alguma coisa: produtos, serviços ou até idéias. As vendas são, em geral, o motor de qualquer negócio, a razão de su...
-
"Serralheiro, artesão ou mágico. Transforma metais. Realiza sonhos. Não importa o que é ou o que faz, onde estás? Escondido, em extinçã...
-
Curso de Serralheria de Alumínio Linha Imperial Line 2.5, no Rio de Janeiro, dias 16 e 17 de maio. Poucas vagas! Mais informações clique a...
-
Queridos amigos, estou muito honrado em fazer parte da mesa plenária da Câmara Municipal Rio e poder contribuir com o desenvolvimento da min...
-
"Ao planejar, é necessário escrever no papel o objetivo claramente, as ações detalhadas e como monitorar os resultados." Prof. Ale...
-
"Planejar ações, isto é, projetar um acontecimento com antecedência, é uma qualidade de um gestor profissional." Prof. Alexandre A...
-
Arquitetura do Alumínio ( www.arquiteturadoaluminio.com.br ) é o nome de um inédito sistema para gestão de indústrias de esquadrias com sede...
-
Nesses últimos meses estamos muito atarefados e com pouco tempo de postar muitas novidades. Estamos envolvidos com novos projetos de cursos,...
categories
- arquitetura
- artigos - construção civil
- artigos - empreendedorismo
- Artigos e Dicas
- comunicação visual
- curso de esquadrias
- Cursos e Eventos
- cursos online
- dicas
- dicas para serralheria
- esquadrias
- eventos
- feira
- Fotos
- frases
- marketing e vendas
- outros
- para imprensa
- pergunta do dia
- qualidade
- receita
- recursos humanos
- retrospectiva 2010
- segurança e saúde no trabalho
- Serralheria
- sorteio
Nenhum comentário:
Postar um comentário