domingo, 19 de abril de 2009

Mundo Verde usa redes sociais para divulgar produto-âncora

Festival da Linhaça é a primeira campanha da franquia a utilizar oficialmente Orkut, Twitter e Facebook. Ação também prevê investimento em publicidade e mídia de PDV.

A rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar, acaba de lançar o Festival da Linhaça, campanha válida até o fim de abril em 127 lojas de todo o país. Pela primeira vez a franquia utiliza oficialmente as redes sociais em sua estratégia, por meio de seus perfis no Orkut, Twitter e Facebook. A campanha está disponível também no portal Mundo Verde que recebe 80 mil acessos/mês, e no recém-criado Blog Mundo Verde, além de ser comunicada por email marketing para uma base de mais de 23 mil clientes.

Desde que adotou, há dois anos, nova estratégia para divulgação da marca, com base no marketing educativo-nutricional, esta também é a primeira vez que a rede Mundo Verde decide apostar em mídia paga. Serão publicados anúncios nas principais revistas femininas de saúde, de circulação nacional. As publicações selecionadas foram Boa Forma, Saúde, Women´s Health e Corpo a Corpo.

“A campanha segue uma estratégia de comunicação integrada, que envolve marketing digital, publicidade, mídia de PDV e assessoria de imprensa”, afirma Gustavo Negrini, diretor de criação da e-3, de São Paulo, que assina a campanha, em parceria com a Publika Comunicação, de Petrópolis (RJ), responsável pelas ações de marketing digital da rede. Segundo ele, outro diferencial desta campanha é a grande quantidade de imagens ilustrativas, produzidas exclusivamente para a ação.

Para os pontos de venda, foram criados folders, danglers e testeiras, todos feitos em papel responsável. “Apostamos em um produto âncora da rede, com um valor nutricional excelente. É o tipo de alimento que deve ser incluído na alimentação do brasileiro de forma geral. Há muita informação ainda para levar as pessoas”, afirma Negrini, que também é responsável pela execução das ações de marketing planejadas pela franquia.

As lojas distribuirão gratuitamente cerca de 130 mil folhetos informativos sobre os benefícios do alimento, dicas básicas e receitas práticas para o seu consumo diário. Considerada um alimento de múltiplas propriedades benéficas para a saúde, a linhaça é um dos carros-chefes do mix de produtos do Mundo Verde, que possui mais de 7 mil itens em cada loja.

O alimento pode ser encontrado nas unidades da rede em todas as suas formas: semente, farinha, óleo e cápsulas e também na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos e granola. A categoria de produtos à base de linhaça é a que mais crescido nas lojas Mundo Verde: as vendas aumentaram em média 25% ao ano, nos últimos cinco anos. Com a campanha, a estimativa da rede é alavancar em 15% as vendas dos produtos desta categoria.

Marketing alternativo - As campanhas da rede Mundo Verde têm trabalhado o conceito de marketing educativo, voltado para informação sobre nutrição, com ênfase em ações no ponto de venda. “Mais uma vez a campanha tem foco no marketing que chamamos de nutricional-educacional. Sabemos que a carência de informação nesta área é ainda muito grande”, destaca a sócia-fundadora e diretora de marketing do Mundo Verde, Isabel Maria Antunes Joffe.

Seguindo estratégia que se fortaleceu em 2008, este ano a rede mantém a opção de fugir do tradicional calendário do varejo e trabalhar temas que ajudem o cliente a identificar na marca uma referência neste segmento. “Daremos continuidade ao planejamento que foi desenvolvido, com o intuito de levar conceito completo em alimentação e vida saudável para nossos clientes”, afirma Isabel, também formada em Nutrição e Medicina Natural, com especializações nos Estados Unidos e Alemanha.

A primeira campanha do ano foi sobre verão saudável e ainda pode ser encontrada em diversas lojas. A ação trouxe outra estratégia inédita na rede: nas compras acima de R$ 30,00, pagando mais R$ 7,50, o cliente levava uma toalha e um squeeze e ainda ganhava um leque de brinde.

Mais sobre a rede - Maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece conceito em alimentação e não simplesmente alimentos naturais e orgânicos. Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. A empresa, que possui 133 lojas em operação no Brasil e franquia em Portugal, também enfatiza os princípios ecológicos, o comércio justo, o consumo consciente e a responsabilidade social, cultural e ambiental.

Fonte:
Revista Fator
REF: Marketing Viral - Redes Sociais
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